Garapuletter

Garapuletter

Share this post

Garapuletter
Garapuletter
A quem serve o Restaurante Popular? - Garapuletter #150

A quem serve o Restaurante Popular? - Garapuletter #150

+ Atualizações sobre a vacinação + Agenda da semana

Avatar de Garapuvu Mídia
Garapuvu Mídia
mai 05, 2025
∙ Pago

Share this post

Garapuletter
Garapuletter
A quem serve o Restaurante Popular? - Garapuletter #150
Partilhar

Bom dia!

A semana deve iniciar com um tempo que deve ser uma continuidade do que foi o feriadão: dias de sol friozinhos, com uma ou outra nuvem. Segundo a Epagri, as temperaturas devem ficar entre 18°C e 23°C.

Nesta edição, mais sobre a tristeza do que se tornou o Restaurante Popular de Florianópolis, além de um breve resumo de notícias e atualizações na agenda, pra quem assina. Boa leitura!

Mais um capítulo ruim do Restaurante Popular

O único Restaurante Popular de Florianópolis está fechado há mais de dois meses e deve reabrir em novo formato que excluirá do atendimento as pessoas em situação de rua, justamente o grupo que mais utilizava o serviço.

A Prefeitura propõe que a população em situação de rua passe a buscar refeições e abrigo exclusivamente na Passarela da Cidadania, estrutura considerada insuficiente pela Defensoria Pública do Estado. Trabalhadores de baixa renda e estudantes também foram afetados pela suspensão do serviço e estão sem alternativa até o momento.

Foto: Reprodução/DPE-SC

Falamos por aqui em uma edição muito recente que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou recentemente o pedido da Defensoria Pública para reabrir o restaurante em caráter emergencial. A decisão, assinada pelo desembargador João Henrique Blasi, dizia que a prefeitura apresentou alternativas para o atendimento da população em situação de vulnerabilidade durante o período de reformas.

No entanto, uma reportagem do site Desterro.org, destaca que milhares de pessoas ficaram sem acesso à alimentação básica desde o fechamento.

A decisão de reformular o serviço é parte de uma série de mudanças promovidas pelo secretário de Assistência Social, Bruno Souza, que tem adotado um discurso crítico aos programas sociais federais e à população em situação de rua. Em vídeos publicados nas redes sociais, ele defende a transformação do restaurante em um "espaço seguro para famílias carentes", justificando a mudança com base em conflitos registrados nas imediações do antigo modelo.

A Defensoria Pública aponta falta de planejamento e afirma que a medida fragiliza ainda mais o atendimento à população vulnerável. Diante desse cenário cresce a mobilização de organizações da sociedade civil, que buscam suprir a ausência de ações efetivas do poder público.

O cenário descrito na reportagem da Folha não é apenas lamentável do ponto de vista humano, mas demonstra um completo despreparo da prefeitura para lidar com problemas sérios do cotidiano da cidade. A população em situação de rua também faz parte da cidade e tem também o direito de ocupá-la. A política de aporofobia é uma realidade em Florianópolis, e ganha destaque como política pública na gestão Topázio.

Recebeu de alguém? Assine para receber as próximas edições! Considere apoiar financeiramente também ❤️ 💰

⏰ Cinco Minutos

▪️ Um casarão em Coqueiros abriga 80 gatos, hoje abandonados depois do falecimento de Flamir Duarte, seu tutor. A comunidade está em busca de lares que acolham os gatinhos e pedem ajuda para arrecadação de alimentos.

▪️ O Corpo de Bombeiros resgatou um homem ferido em uma mata fechada no centro da cidade, depois de passar três dias ferido e desamparado. Ele foi encaminhado ao hospital e não há atualizações sobre o seu estado.

▪️ A vacina da gripe, recomendada especialmente neste momento de emergência de saúde por causa do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, está disponível até 12 de maio para os grupos prioritários: crianças pequenas, gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas ou deficiência e trabalhadores da saúde, educação, segurança e transporte. Depois disso, a vacinação estará disponível para toda a população acima de 6 meses. Você pode se vacinar em qualquer centro de saúde, no Espaço Imuniza Floripa, nas vans de vacinação que circulam pela cidade e na sala de vacinação do Sesc.

▪️ A vereadora Carla Ayres (PT) apresentou um projeto de lei que propõe a criação de um Cadastro Municipal de Hospedagem para os aluguéis de curta duração em Florianópolis. A iniciativa visa coletar dados sobre o perfil dos hóspedes que visitam a cidade, permitindo ao poder público desenvolver políticas de turismo mais eficazes e planejar melhor a infraestrutura urbana. Ayres argumenta que a ausência de informações oficiais compromete tanto a segurança quanto o planejamento estratégico da capital catarinense.

🗓️ Agenda

O destaque da agenda desta segunda vai para a Aula Inaugural do PET Direito/Ufsc.

A aula “Violência contra a mulher em Santa Catarina” traz um tema urgente para o debate. Participarão da atividade Anne Teive Auras, Defensora Pública do Estado; Andréia Isabel Giacomozzi, professora do Departamento de Psicologia; e Terezinha Silva, professora do Departamento de Jornalismo da UFSC. A atividade rola na quarta-feira, às 18h30, no Auditório do CSE.

petdireito.ufsc
A post shared by @petdireito.ufsc

O restante da agenda segue para os assinantes no link fechado.

Assine também para ter acesso à agenda completa ;)

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Garapuletter para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Garapuvu Mídia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar