Garapuletter

Garapuletter

Share this post

Garapuletter
Garapuletter
Gente que chega, gente que vai - Garapuletter #165

Gente que chega, gente que vai - Garapuletter #165

Santa Catarina e sua questão com imigrantes + Resumo de notícias + Agenda atualizada

Avatar de Garapuvu Mídia
Garapuvu Mídia
jun 30, 2025
∙ Pago
1

Share this post

Garapuletter
Garapuletter
Gente que chega, gente que vai - Garapuletter #165
1
Partilhar

Bom dia!

Se você der uma visitada no site da Epagri vai ser que as notícias são pouco animadoras em termos de previsão de tempo: chuva de hoje até quinta. Persiste também o frio, com mínimas em 10°C. Portanto, guarda-chuva, casaquinho e muita paciência.

Para hoje temos uma pensata sobre os dados do censo sobre imigração no estado e na capital, além de um resuminho de notícias e a agenda. Boa leitura!

Saldo positivo, mas o que aprendemos?

Santa Catarina é o estado com maior saldo migratório do Brasil, segundo dados preliminares do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ou seja, chegou mais gente por aqui do que saiu.

Como é o trato que Florianópolis e SC realmente dão aos imigrantes? (Foto)

Entre 2017 e 2022, o estado recebeu 503.580 novos moradores de outras unidades da federação e viu sair cerca de 149 mil pessoas, resultando em um saldo positivo de 354,3 mil habitantes. Isso representou um aumento de 4,66% na população estadual, o maior crescimento proporcional por migração no país. A maior parte dos migrantes veio do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, com destaque inesperado para o Pará.

O movimento migratório é impulsionado por fatores econômicos, como a menor taxa de desemprego do país, alto índice de formalidade e renda média superior à nacional, como aponta a reportagem do G1. Além do mercado de trabalho, o estado atrai pela segurança, infraestrutura urbana e valorização imobiliária, características que vêm motivando inclusive aposentados a fixarem residência em cidades como Balneário Camboriú e aqui em Florianópolis.

SC também registrou um aumento na presença de estrangeiros e naturalizados brasileiros, muitos vindos de zonas de guerra. De acordo com o mesmo relatório do IBGE, esse grupo passou de 17,6 mil para 83,7 mil pessoas, tornando Santa Catarina o terceiro maior destino nacional para imigrantes internacionais, atrás apenas de São Paulo e Paraná. Chapecó, Florianópolis e Joinville concentram a maior parte desse contingente.

Essas mudanças migratórias e o novo perfil do imigrante que surge entram em conflito com a realidade áspera com a qual muitos desses novos habitantes são confrontados por aqui. É claro que, no caso, estamos falando das camadas mais vulneráveis: imigrantes estrangeiros, geralmente pessoas pretas e/ou mulheres. Não faltam histórias recentes de xenofobia, seja aqui na capital ou em outras partes do estado, como Chapecó, citada acima.

É curioso olhar para esses dados recentes sobre imigração em Santa Catarina e ao mesmo tempo lembrar de um passado não tão distante, com uma história e narrativa que abraçaram imigrantes europeus que vieram para Santa Catarina e, com muitos incentivos, prosperaram. Sabemos que tem nome o que nos impede de fazer o mesmo com haitianos, venezuelanos, nortistas e nordestinos, a questão e o porquê de não conseguirmos mudar.

Recebeu de alguém? Assine para receber as próximas edições! Considere apoiar financeiramente também ❤️ 💰


⏰ Cinco Minutos

  • Ricardo Pastrana (PSD) propõe fechar os parques da cidade durante a noite, sob alegação de reduzir vandalismo e uso de drogas. Sob uma primeira análise, nos parece uma medida aporofóbica. Mais uma. Há quem combata, ainda bem, mas parece ser uma ideia fixa dos legisladores recentemente.

  • O norte da Ilha deve ganhar uma Beiramar.

  • Um projeto da Ufsc vai avaliar a qualidade do ar em Florianópolis. A ideia é identificar os níveis de poluentes em tempo real e avaliar os impactos deles na saúde da população.

  • Como muitas cidades de muitos lugares, agora Florianópolis também tem um “free walking tour” pra chamar de seu.

  • A 30km de Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz é o mais novo alvo da especulação imobiliária em Florianópolis.

🗓️ Agenda

Diretamente da França, o trio franco-senegalês Guiss Guiss Bou Bess desembarca em Florianópolis para um show na próxima sexta-feira no Bugio Centro. O show faz parte das celebrações das relações diplomáticas entre Brasil e França de 2025. Mais informações no site da Aliança Francesa.

aliancafrancesafloripa
A post shared by @aliancafrancesafloripa

O restante da agenda segue para os assinantes no link fechado.

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Garapuletter para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Garapuvu Mídia
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar